VII Jornada de Sustentação Oral no TST reúne alunos de Direito em Brasília
Evento reuniu estudantes de três Instituições da Cruzeiro do Sul Educacional
No dia 8 de outubro, o plenário do Tribunal Superior do Trabalho (TST) foi palco da VII Jornada de Sustentação Oral, em Brasília. O evento contou com a participação de alunos pré-selecionados de três Instituições de Ensino Superior que fazem parte da Cruzeiro do Sul Educacional: UP, Unipê e UDF.
O processo de seleção para a Jornada envolveu etapas para que os alunos interessados pudessem ser selecionados. Dois candidatos de cada IES foram classificados para a fase final no TST, o que proporcionou uma rica experiência de aprendizado para todos os participantes.
Estiveram em Brasília, além dos estudantes, professores das três Instituições. Os alunos presentes apresentaram sustentações orais simuladas, defendendo os interesses do reclamante em um caso real retirado da jurisprudência do TST, em um exercício que exigiu conhecimento jurídico e habilidades argumentativas.
Após as apresentações, o aluno Vinícius Octavio Amorim Sobrinho Borges, do curso de Direito do UDF, foi premiado com o 1º lugar, conquistando a medalha de ouro pela sua sustentação. Em 2º lugar ficou Matheus Henrique Domingos de Paiva Silva, aluno do Unipê. O 3º lugar foi de Melissa Ferreira Santana, do curso de Direito da UP.
Para Melissa a oportunidade como enriquecedora. “A jornada não apenas ampliou meus conhecimentos como fortaleceu a minha paixão pela advocacia e nos beneficia através desse intercâmbio de aprendizado e práticas jurídicas. Fiquei imensamente honrada ao sustentar perante grandiosos nomes e referências do Direito do Trabalho, momento valioso em minha trajetória acadêmica, definitivamente um dia memorável”, destaca.
O Prof. Dr. Alexandre Nicoletti Hedlund, coordenador do curso de Direito da UP, reforça a qualidade do ensino focado na formação para a advocacia, reconhecido pelo Selo OAB Recomenda. “Fomentamos a prática jurídica em diversos espaços do curso, com especial destaque para os Clubes, que trabalham diretamente com práticas jurídicas, técnicas de argumentação e outras habilidades essenciais ao exercício da advocacia”.
Confira outros depoimentos de representantes da UP
– Edilson Cezar Falarz
Aluno que também participou do evento
“Sustentar perante o TST, ainda mais diante destes baluartes do Direito do Trabalho foi, com toda certeza, uma das experiências mais marcantes da minha trajetória acadêmica. Aprendi muito com os profissionais que lá estavam e com o convívio com os alunos das outras instituições”.
– Prof. Dr. Marcelo Melek
Docente do curso que esteve na competição
“É uma experiência única para os acadêmicos, pois eles têm a chance de atuar como se já fossem profissionais, na mais Alta Corte Trabalhista Brasileira, em caso complexo, fazendo sustentação oral perante três Ministros que integram o TST. Também, conhecem in loco a estrutura, funcionamento e os próprios Ministros do Tribunal com sede em Brasília, o que ajuda a compreender melhor a dimensão e importância social dos julgamentos trabalhistas. Orientar os alunos é uma atividade gratificante e motivo de orgulho como professor, pois é possível ver e perceber diretamente a evolução do aprendizado e da qualidade do nosso curso.”
Parabéns aos representantes da UP pela dedicação e desempenho nessa importante iniciativa da Cruzeiro do Sul Educacional!