UP é destaque em premiação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná

UP é a Instituição do Paraná com o maior número de trabalhos premiados

06/04/2023

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR) divulgou no dia 20 de março o resultado do Prêmio TFG 2022. E o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Positivo foi um dos destaques da edição, com cinco trabalhos finais de graduação premiados.

Somos o curso do Paraná com o maior número de premiações conquistadas! Vale destacar que edital liberava apenas cinco inscrições por IES.

“Ficamos muito felizes com o resultado do concurso, que premia os melhores trabalhos de TFGs do PR. Dos cinco trabalhos enviados, tivemos um primeiro lugar e quatro menções honrosas. Isso é reflexo de um trabalho de muitos anos de professores e coordenadores, e reflete a qualidade da nossa formação”, destaca a Profa. Me. Fernanda Bertoli Stival, coordenadora do curso.

Alunos premiados

Na categoria Arquitetura Efêmera, Giulia de Carvalho Contier conquistou o primeiro lugar com o trabalho “O abrigar emergencial“. A aluna egressa valorizou o resultado e destacou as inúmeras possibilidade da área de Arquitetura e Urbanismo.

“Ter este trabalho reconhecido por uma entidade tão importante como o CAU significa, para mim, que todos os nichos contemplados nesse gigantismo arquitetônico têm seu lugar e merecem atenção, principalmente quando se trata do nosso papel como projetistas em um mundo onde as mudanças climáticas e suas consequências interferem cada dia mais em nossa vivência e nas resposta do meio ambiente”, disse.

Giulia ainda compartilhou que o seu TFG foi mais do que um trabalho acadêmico e projetou seu futuro como profissional. “A escolha do tema representou o primeiro passo na direção que eu soube, desde o primeiro momento, que será a que seguirei durante toda minha vida profissional. Já existem muitos arquitetos trabalhando para os mais favorecidos, como já disse Shigeru Ban, e por isso o tema de uma arquitetura efêmera que acolha e abrande física e emocionalmente seus usuários em momentos de vulnerabilidade tanto me cativou”. Ela foi orientada pelo Prof. Boris Madsen Cunha.

Conheça os demais trabalhos que receberam menção honrosa no concurso:

– Mercado Municipal de Pescados
Autora: Giovanna Carolina Liceski
Orientador: Carlos Garmatter Netto
Categoria: Projeto de Arquitetura de Edificações e Interiores
Depoimento da aluna: “Participar do concurso do CAU/ PR foi uma grande realização. Melhor ainda foi saber que eles avaliaram meu projeto e o reconheceram ao ponto de conceder uma menção honrosa. Isso foi algo incrível, uma experiência que vai ficar para sempre na memóri É um combustível para continuar aprendendo a desenvolver uma boa arquitetura”.

– Fábrica da cultura cênica
Autor: João Antonio Abrantes Gitti Wisentainer
Orientador: Carlos Garmatter Netto
Categoria: Projeto de Arquitetura de Edificações e Interiores
Depoimento do aluno: “Participar do concurso foi uma experiência impar, podendo levar o meu projeto do TFG que foi desenvolvido com tanto zelo ao longo do ano para um próximo nível, concorrendo com os melhores do Paraná. Estar entre os premiados foi para mim um grande impulso, confirmando assim que estou no lugar certo, um estímulo para exercer a profissão com ainda mais excelência”.

– Clube da Gente: Portão
Autor: Arthur Monteiro Ribeiro

Orientador: Alexandre Ruiz da Rosa
Categoria: Projeto de Arquitetura de Edificações e Interiores
Depoimento do aluno: “Gostaria de expressar minha gratidão pelo reconhecimento que recebi pelo meu projeto, que busca democratizar a pratica de esportes em Curitiba. Foi uma experiência incrível ter meu trabalho reconhecido dessa forma. Gostaria de agradecer meus professores e Universidade Positivo, pela disposição e dedicação para chegarmos no resultado final.”

Habitação de reinserção social para pessoas em situação de rua
Autora: Patrícia Cabral Santos

Orientador: Alexandre Ruiz Rosa
Categoria: Habitação de Interesse Social
Depoimento da aluna: “Foi um prazer fazer parte do Prêmio. Vejo como uma forma de oferecer reconhecimento ao empenho dos recém-formados, que não mediram esforços para produzirem trabalhos de qualidade. Além disso, essa premiação não é uma forma de reconhecer somente os alunos, mas também o grande trabalho dos professores que sempre estavam presentes auxiliando e transmitindo seus conhecimentos”.

Confira abaixo imagens dos trabalhos premiados: