UP é finalista do Prêmio Sebrae de Jornalismo 

Série produzida por alunos concorre na categoria Jornalismo Universitário 

17/09/2024

Doze estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Positivo (UP) aguardam ansiosamente pelo dia 28 de setembro, quando ocorre a Feira do Empreendedor. É que nessa data será divulgado o resultado da categoria Jornalismo Universitário do Prêmio Sebrae.

O grupo de alunos é finalista com a série As Se7e: A Arte de Empreender. Por enquanto, eles vivem a expectativa e comemoram o fato de estarem na lista de melhores trabalhos do Paraná. Os vencedores vão disputar as etapas regional sul e nacional.  

A série destaca como o setor cultural gera negócios e empregos, mostrando exemplos de atuações nas sete artes clássicas: Arquitetura, Escultura, Pintura, Música, Dança e Teatro, Literatura e Cinema.

A produção envolveu muita dedicação, já que os estudantes envolvidos – Ana Bavutti, Elis Paes, Gadiel Oliveira, Izabella Machado, Jade Domingues, Jasmini Oliveira, Jefferson Ribeiro, Laura Zanoni, Maria Antônia Santos, Mariana Godoy, Nathan Gonçalves e Yasmin Luz – realizaram todo o processo de apuração, captação de imagens e edição dos vídeos.  

Aprendizado prático

Para Izabella Machado, foi um processo de aprendizado importante para a evolução profissional dos alunos, que são sempre incentivados pela professora Katia Brembatti a participarem dessas ações. Izabella escolheu cursar Jornalismo por gostar de ouvir histórias, e a iniciativa foi uma oportunidade para conhecer o trabalho de várias pessoas e dividir essa experiência com colegas de diferentes períodos.

Elis Paes comenta que “foi desafiador e muito satisfatório fazer parte desse projeto. Ser finalista é muito gratificante, é bom ter o reconhecimento por algo feito com tanto esforço e dedicação!”. 

A lista de entrevistados inclui os seguintes convidados:

– Abrão Assad, responsável por diversos projetos icônicos em Curitiba, como o Jardim Botânico
– Marilene Ropelato, artista plástica
– Marcelo Rizzi, luthier (artesão que fabrica instrumentos musicais)
– George Sada, fundador de escola de teatro Cena Hum
– Bárbara Tanaka e Guilherme Conde, proprietários da livraria e editora Telaranha
– Val Grzyb, artista plástica e dona de um ateliê de artes
– Jordão Pires e Arthur Santarosa, fundadores da produtora Void Films

Cada uma a sua maneira, os convidados mostram a economia circular, a geração de renda e como o meio artístico é capaz de movimentar o setor financeiro com baixo impacto ambiental e muito agito cultural.  

A cobertura cultural é uma das principais áreas de atuação do curso de Jornalismo da UP, como o Festival de Curitiba e o Olhar de Cinema, que contam com intensa participação de estudantes. A professora Katia Brembatti, que coordenou a série, é também docente da disciplina de Jornalismo Cultural, Esportivo e outros nichos.

Ela destaca as oportunidades de aprendizado e de contato com o mercado durante essas ações, uma vez que estudantes passam a conhecer e ser conhecidos pelas principais fontes da cena artística. O material contou com edição final de Ana Hudzinski e com a colaboração de estudantes de Design da UP, responsáveis pela identidade visual. 

Confira a produção dos estudantes no canal da TV Teia no YouTube: