Estudantes de Jornalismo da UP são recordistas de participação no Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
Nossa Universidade teve a maior delegação do congresso realizado em São Paulo
Um novo patamar foi alcançado dentro da tradição da Universidade Positivo (UP), que desde 2013 leva estudantes ao Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo.
Na edição de 2024, realizada em São Paulo no mês de julho, 54 alunos e quatro professores estiveram presentes: a maior delegação entre todas as participantes, mesmo considerando as instituições paulistas.
Professora do curso de Jornalismo da UP, Katia Brembatti é também presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e incentiva os estudantes a participarem do Congresso, que é uma oportunidade de saber as tendências na área e conhecer as principais referências da profissão, bem como aprender a partir de exemplos apresentados.
Mais de 1800 pessoas participaram do evento durante os três dias de atividades, que contaram com 170 painéis e oficinas, 20 palestrantes internacionais, a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.
Troca de experiências
A UP ainda esteve representada por professores que compartilharam seus conhecimentos como palestrantes convidados. Gustavo Panacioni ministrou uma oficina sobre técnicas de precificação de serviços jornalísticos. “Participar do Congresso da Abraji é sempre um momento de confirmar como o jornalismo transforma a sociedade e como podemos pensar em alternativas para fortalecer o fazer jornalístico”, reforça.
Já Helen Anacleto, que é também apresentadora da afiliada Globo no Paraná, mediou a mesa “Da TV pro feed: a revolução digital nas Olímpiadas” e participou de um debate sobre a espontaneidade na televisão, dividindo a mesa com Basília Rodrigues, da CNN.
Helen conta que foi uma experiência enriquecedora para sua jornada como jornalista. “Falar sobre narrativas desconstruídas de TV, acompanhada de uma das jornalistas que eu mais admiro no país, foi um dia marcante para mim”, explica a professora.
O estudante Eduardo Wolski, que começou a cursar Jornalismo em 2024, decidiu ir ao Congresso da Abraji estimulado pelos conselhos de colegas e professores. “A qualidade das palestras é inacreditável. São vozes do jornalismo em contato com o público universitário, promovendo uma troca incrível”, comenta o estudante.
O coordenador do curso de Jornalismo da UP, Felipe Harmata, foi ao evento pelo terceiro ano consecutivo e destaca como a iniciativa está conectada com os rumos da profissão, apresentando o que tem de mais atual na área.
Além de novatos, também estudantes na reta final do curso aproveitam a chance de se aprimorar. Julia Estevam vai ao Congresso desde 2022 e todos os anos ela nota como o evento contribui para tornar realidade o seu sonho de ser jornalista. “Além de conhecer profissionais renomados, é muito bom ter contato com outros jornalistas que estão no mercado de trabalho, ouvir a realidade e a opinião deles, porque a gente percebe o futuro da profissão”, relata.
Nem bem o Congresso de 2024 acabou e já teve início a mobilização para participar da edição de número 20, a ser realizada no ano que vem.