Publicidade e Propaganda: TCC de alunas da UP concorre a premiação nacional

Estudantes participam do Prêmio Intercom com trabalho sobre a mulher negra líder no mercado publicitário

10/05/2023

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de um grupo de alunas do curso de Publicidade e Propaganda da UP está concorrendo no maior evento acadêmico na área da comunicação do Brasil, com outras 23 instituições de ensino superior.

Trata-se do Prêmio Intercom de Pesquisa em Comunicação, que ocorre em setembro. Amanda Soares de Mattos, Beatriz Stradiotto Sarnowski, Isabela Zandonai Bertoldi e Kauana Custódio Martins participam com o trabalho A mulher negra líder no mercado publicitário: Atravessamentos de gênero e raça dentro das agências de publicidade de Curitiba.

Segundo Amanda, o projeto nasceu de um incômodo ao perceberem que não só havia uma grande disparidade racial no mercado de trabalho na área, como a convivência com essa desigualdade era naturalizada. “Perceber os lugares em que este projeto conseguiu chegar, mesmo com todos os desafios, só evidencia mais como a diversidade não pode ser negociada”, disse, acrescentando ser muito gratificante poder acessar mais pessoas, ampliar o diálogo e ver a oportunidade de ter a pesquisa sobre essa temática reconhecida.

Sob a orientação do professor Filipe Bordinhão dos Santos, as estudantes chegaram a um termo esclarecedor acerca do cenário publicitário curitibano: a ausência da mulher negra nas agências de publicidade reflete a falta de visibilidade e reconhecimento, presente em outras esferas da sociedade, que se desdobra também na sua rara presença em cargos de liderança.

Metodologia e reconhecimento

Como base teórica, foram abordados os temas: gênero, raça, feminismo, representação da mulher negra e sua presença no mercado de trabalho. Segundo o resumo, nas etapas quantitativa e qualitativa do estudo, ao serem enviados questionários para agências e realizadas entrevistas com publicitárias negras, ficou evidente que o vazio representacional existente nesses ambientes é consequência de estruturas socioculturais construídas historicamente.

“Desde o começo do desenvolvimento do TCC sabíamos da necessidade de abrir cada vez mais espaços para que a falta de visibilidade e reconhecimento voltados à mulher negra no mercado (e na sociedade como um todo) fossem compreendidos e, principalmente, discutidos”, disse Beatriz. “Sendo assim, estar concorrendo como melhor TCC do Brasil pela Intercom é muito gratificante e só confirma a importância de darmos o devido destaque ao tema abordado.”

Isabela comemorou o reconhecimento do trabalho: “Fico muito feliz. Desenvolvemos esse TCC com o pensamento de que, independente do mercado ou do local, existe uma urgência em expor – e registrar – a falta de visibilidade e reconhecimento da mulher negra na sociedade”, ressaltando a importância do ambiente acadêmico para a discussão dessa pauta, uma vez que é onde se inicia a formação profissional.

“Escrever esse trabalho foi um verdadeiro desafio”, disse Kauana, inserida nesse cenário como uma mulher negra publicitária. Ela relata terem enfrentado dificuldades em encontrar dados a respeito do tema e que os resultados não foram animadores. Por isso mesmo, a publicitária garante que desde o início da pesquisa um ponto estava muito claro: a necessidade de se ampliar a discussão.

Para Kauana, o evento é mais do que positivo, é transformador: “Participar de um congresso como o Intercom, e quem sabe ganhar, confirma para mulheres negras comunicadoras que vale a pena sim levantarmos essa pauta tão importante, a fim de modificar um meio que ainda precisa de urgentes transformações, para não ser somente inclusivo, mas sim representativo”.

Prêmio Intercom

O Prêmio Intercom de Pesquisa em Comunicação, com os Prêmios Estudantis instituídos em 2022, é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação e visa valorizar a produção científica na área da Comunicação em todo o Brasil.

Contemplando as categorias Graduação (TCC), Mestrado Profissional (Dissertação), Mestrado Acadêmico (Dissertação) e Doutorado (Tese), tem por critérios de avaliação: a contribuição para a área, relevância e atualidade do tema, abordagem teórico-metodológica e qualidade do texto.

Os ganhadores em cada categoria recebem certificado, troféu e apoio para participar do Congresso Nacional da Intercom, e o autor do TCC vencedor poderá publicar artigo na Revista Iniciacom.

Clique aqui e saiba mais sobre a premiação.